21 cidades mundiais premiarão projetos inovadores de tecnologias e serviços, no Rio de Janeiro


O Rio de Janeiro receberá a primeira conferência mundial na América do Sul sobre Tecnologias e Serviços Inovadores para Melhorar a Qualidade de Vida nas Cidades, organizada anualmente pela associação internacional Living Labs Global. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participará desta iniciativa que este ano tem o apoio da cidade do Rio de Janeiro, a parceria de Barcelona e outras 19 cidades globais, a Oracle e o The Climate Group, que realizarão encontros com provedores e especialistas internacionais, nos dias 2 e 3 de maio, na Associação Comercial do Rio de Janeiro. "A cidade do Rio de Janeiro orgulha-se de ser a Cidade-anfitriã do importante prêmio Living Labs Global Award e de dar as boas-vindas às nossas 20 cidades globais parceiras para intercambiar soluções e inovações, para melhoria da qualidade de vida dos nossos 110 milhões de cidadãos. Sentimo-nos honrados de compartilhar nossas experiências no Rio de Janeiro e receber inspiração durante o nosso encontro com os líderes das cidades da Ásia, África, Europa, América do Norte e América Latina”, disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

No dia 2 de maio, prefeitos e outros líderes das 21 cidades globais, como São Francisco, Cidade do México, Barcelona, Cidade do Cabo, Rio de Janeiro e Fukuoka, entregarão o prêmio Living Labs Global Award 2012 a cada um dos projetos internacionais que escolheram (dentre 555 soluções inscritas de 50 países) para atender um desafio urbano estratégico em seu município, relacionado com a mobilidade, segurança, saúde, gestão pública, acessibilidade, emissão de carbono e turismo.

Eduardo Paes anunciará o projeto que vencerá o desafio da cidade do Rio de Janeiro, a “Praça do Conhecimento”, que tem o objetivo de gerar interesse e aproximar as comunidades com a utilização de dispositivos e conteúdos baseados em web 4.0, ajudando no combate à desigualdade social e a exclusão digital. (Projetos finalistas: http://llga.org/nominated).

Dando continuidade ao encontro, no dia 3 de Maio, 200 participantes, representando estas mesmas cidades, empresas e especialistas Brasileiros e internacionais se reunirão para a Conferência do Rio sobre Serviços Inovadores nas Cidades, em atividades de interação que potenciam debates e parcerias em torno de soluções para desafios locais e globais por meio do uso inteligente da tecnologia e serviços inovadores. A conferência estará dividida em cinco áreas prioritárias de investimento público: Sistemas Urbanos e Serviços, Saúde e Bem-estar, Governo Aberto e Acessibilidade, Cidades Sustentáveis, Turismo e Mobilidade.

A delegação da cidade de Barcelona, que contará com a vice-prefeita, Sònia Recasens, e o diretor geral de Economia, Finanças e Emprego, Jordi Joly, apresentarão as oportunidades de parcerias do programa Mobile World Capital e iniciativas locais inovadoras de transparência, confiança e interação com a comunidade empresarial.

No dia 4 de maio, os participantes do evento poderão conhecer alguns dos projetos inovadores do Rio de Janeiro, como o CDI (Change through Digital Inclusion), um programa nas favelas do Rio de Janeiro, que foi também adotado em 717 comunidades de 14 países.

Sobre o Living Labs Global

O Living Labs Global é uma organização sem fins lucrativos com sede em Barcelona e Copenhague, que promove o uso inteligente das novas tecnologias e serviços que possam melhorar a qualidade de vida de municípios de qualquer continente. O Living Labs Global Award é o concurso mundial de soluções tecnológicas para cidades inteligentes que organiza pelo terceiro ano consecutivo, e no qual participam empresas, organizações sociais e indivíduos que desenvolvam aplicativos, softwares ou empreendimentos inovadores que possam ajudar os municípios. Cada uma das 21 cidades parceiras da edição 2012 do concurso escolheu um desafio estratégico a ser atendido em seu município, por exemplo, Habitação Acessível na cidade de Lagos, Prevenção da Obesidade na cidade de Eindhoven, Informação Digital no Transporte e Mobilidade na Cidade do México, Acesso à Sociedade da Informação no Rio de Janeiro, Governo Inclusivo em Sant Cugat ou Gestão Eletrônica Inteligente de Resíduos Orgânicos em Birmingham. Entre Fevereiro e Abril, cada cidade selecionou um grupo de projetos finalistas, dentre 555 soluções inscritas de 50 países. As propostas vencedoras serão transformadas em projetos pilotos a serem testadas e melhoradas nas 21 cidades.

Vendedores anteriores

Algumas das propostas vencedoras do concurso mundial “Living Labs Global Award” em anos anteriores incluíram uma solução de estacionamento inteligente em Estocolmo, uma plataforma de dados abertos de participação dos cidadãos em São Francisco e sensores para a monitoração da capacidade dos contentores de resíduos recicláveis da cidade de Barcelona.

A Conferência do Rio sobre Serviços Inovadores para Cidades tem a parceria das 21 cidades do Prêmio Living Labs Global 2012: Barcelona, Birmingham, Cidade do Cabo, Cidade do México, Coventry, Derry~Londonderry, Eindhoven, Fukuoka, Glasgow, Guadalajara, Hamburgo, Kristiansand, Lagos, Lavasa, Rio de Janeiro, Região Roma-Lazio, São Francisco, Sant Cugat, Santiago do Chile e Terrassa.

A inscrição nos dois dias do evento poderá ser feita no site do Living Labs Global: http://llga.org/summit2012_registration.php.

Para mais informações, visite www.llga.org, siga-nos no Twitter (twitter.com/livinglabsaward) e no facebook (www.facebook.com/llga2012)

Email: m.carvalho@livinglabs-global.com

Tel.: 0034 93 1855110 (Barcelona)

www.livinglabs-global.com / www.llga.org

1 Comment